História da moda: cachecol

08:02:00

Hello snapchatters!

Aos que conhecem o Rio Grande do Sul sabem o quanto é frio aqui no inverno e seguinte, é uma friaca mesmo! E os looks acabam sendo uma sobreposição imensa de roupas, e pra finalizar a escolha é sempre um cachecol pra dar aquela aquecida no pescoço, sabe?

Bom, o cachecol teve origem na Roma Antiga, originalmente utilizado só por soldados em dias quentes, com o intuito de se refrescar, era chamado focale e era mais um pano molhado do que sei lá o que, que eles amarravam no pescoço. Logo as mulheres romanas gostaram dessa moda e aderiram.

júlia nunes macedo

O nome cachecol veio bem depois, com origem francesa que une duas palavras “cacher” que significa esconder e “col” que significa pescoço, juntando fica “esconder o pescoço”, a cara do cachecol.

júlia nunes macedo

Quando a família real chegou ao Brasil apresentou a moda dos lenços usados na cabeça para os brasileiros, porém, nem todo mundo sabia nessa época é que os lenços eram usados na verdade verdadeira, para evitar a propagação de piolhos, isso sim.

júlia nunes macedo

Os portugueses e espanhóis começaram a moda de usar lenços bordados também caídos sobre os ombros, além da cabeça, já os franceses lançaram a tendência de lenços menores e mais discretos amarrados no pescoço. Aí entrou a Hermes, que se consagrou como a maior grife de lenços quadrados estampados de seda do mundo.

júlia nunes macedo

Atualmente, este acessório pode ser utilizados em todas as ocasiões, seja inverno ou verão e são muitos os modelos: pashmina, echarpe, cachecol, lenço, xale e estola. Vamos conhecer as principais características de cada um:Pashmina: confortáveis, feitas de lã e nunca possuem franjas.


Echarpe: formato retangular, largas e compridos, com tecido fino e maleável.
Cachecol: indicado para os dias frios, formato único, retangulares com largura estreita em relação ao seu comprimento, e podem ser feitos com diversos materiais e seu uso basicamente é para enrolá-lo no pescoço.
Lenços: são versáteis e confeccionados em diversos tecidos, podendo ser estampados ou impressos em alta definição, com formato quadrado em diversos tamanhos. Tem uso diverso, no pescoço, no bolso, amarrado na bolsa, nos cabelos e etc.
Xale: geralmente feita de lã, usada sobre os ombros, pode ser quadrada (dobrada ao meio, na diagonal), retangular ou triangular.
Estola: faixa larga em formato retangular usada em volta dos ombros principalmente em eventos sofisticados, costumam ser felpudas com pelos fake.

júlia nunes macedo

júlia nunes macedo

Espero que tenham gostado!

xoxo

You Might Also Like

0 comentários