SXSW e Café com Lojistas

07:01:00

Hello snapchatters!

Como todos aqui já devem saber, depois da faculdade de moda, acabei levando minha vida para o lado do marketing e atualmente trabalho no setor de Trade de uma loja de varejo aqui do Rio Grande do Sul.
Na última semana, participei de dois eventos muito interessantes sobre o mundo do marketing e do varejo, o primeiro foi um Report sobre o SXSW na Unisinos Porto Alegre com os professores Juan Pablo Boeira e a professora Luciane Schwalbe. O segundo evento foi um bate-papo promovido pelo Sindilojas Porto Alegre sobre "O comportamento do compra e venda do consumidor" com a psicóloga Suzana Carvalho.

Com o amigo Gilmar e os palestrantes.

Todo mundo que trabalha no varejo sabe que em março acontece o maior e mais diversificado evento de convergencia de pessoas e tecnologias, o festival  South by Southwest, também conhecida como SXSW. O mais incrível é que ele não é apenas um evento de tendências e futuro, e sim um evento do que já está acontecendo, trazendo diversos assuntos de interesse mundial para a cidade de Austin no Texas. O festival traz as seguintes divisões e assuntos:

Interactive: marketing, design, tecnologia e saúde;
Film: entretenimento, cinema, tv e streaming;
Music: artistas, selos, culturas e licenças;
Edu: métodos,  business, pesquisas e experiências;
Convergence: governo, gastronomia, esportes e cidades;
Gaming: programação, exposição e cosplay;
Trade show: startups, produtos e serviços;
Brand ux: marcas, experiencias e lançamentos;
Art program: shows, exposições e sxsj;



Cada assunto tinha um período de existência, para que seja possível conhecer o número máximo de expositores, palestras, casas de marcas e tudo que o festival disponibiliza aos visitantes. Então pensem só, o lugar era extremamente ENORME para receber mais de 84 países e quase 11 mil horas de palestras.


Para finalizar o evento, o palestrante (e meu professor) Juan, deu uma dica que achei MUITO interessante e quero compartilhar com vocês:
"Compre uma revista que não tem nada a ver com você e leia. Hoje, com o facebook e o google formando sua percepção do mundo baseado em algoritmos, fica cada vez mais difícil recebermos informações novas, que nos complementem como seres humanos."

Com os colegas de setor Álan (direita) e Guilherme, e a palestrante Suzana.

Alguns dias depois, pude assistir a palestra estilo bate-papo da psicóloga Suzana Carvalho promovida pelo Sindilojas Porto Alegre na ESPM - Sul, que trouxe o assunto do "Comportamento de compra e venda do consumidor", um BAITA assunto para quem trabalha no varejo e principalmente quem trabalha com Marketing.

sindilojas porto alegre

Ela fez diversas perguntas nos fazendo pensar em como trabalhamos em nossas empresas, se conhecemos os nossos clientes e principalmente o que fazemos com os dados coletados do público alvo. Com o auxílio do colega Álan (que fez muitas anotações) seguem alguns questionamentos e lições compartilhadas por ela pra fazer você aí que está lendo pensar também:

  • Até onde é bom o excesso de informações? Estão sendo utilizadas corretamente?
  • Quais informações retiradas de relatórios e relatórios de público alvo são relevantes? Quais informações eu não tenho? Quais informações são relevantes ao negócio? A Empresa não pode se perder em inúmeros relatórios que desfocam a atenção e a única função é perder tempo;
  • Leve a atenção da sua empresa para o que de fato está relacionado com o seu consumidor, assim você dribla o excesso e foca no certo;
  • A medida que o consumidor começa a ficar com dúvida e possui muita informação, diminui a relação de fidelidade com a marca; 
  • O consumidor está com menos: atenção, tolerância e fidelidade. O consumidor mudou e o varejo precisa se adaptar, ele está muito mais imediatista em seus desejos;
  • Hoje existem dois tipos de consumidor: o que gasta tempo para economizar dinheiro e o que gasta dinheiro para economizar tempo: identifique qual o perfil do seu cliente;
  • Repensar o propósito, identificar QUEM VOCÊ É e quem você quer ser - começar um processo e encontrar a alma do seu negócio;
Dica da Suzana: Pare para ouvir o seu consumidor, observe seu consumidor e pergunte ao seu consumidor, só assim você irá conhecê-lo.


Foi uma baita semana para a menina Junes, muito trabalho, muitos aprendizados, muitas leituras, muito conhecimento e muita muita felicidade. Lembrando que lá no instagram vou postando ao vivo sobre as palestras que assisto e fica tudo nos Destaques. Espero que tenham gostado!

xoxo

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