Óculos

11:19:00

Hello snapchatters!

No post de hoje, venho trazer mais histórias da moda pra vocês, dessa vez é a história do óculos: acessório indispensável e essencial na vida de todos, seja por necessidade ou por estético, todo mundo usa!

O termo óculo surgiu há muitos e muitos anos, na Antiguidade clássica, vinda da palavra "ocularium", e fazia parte das armaduras dos soldados da época, com leites feitas de pedras preciosas cortadas em tiras finas, o que deu origem aos óculos de grau alguns anos depois.


Em 1270, na Alemanha, foram criados os primeiros óculos com aro de ferro e unidos por rebites. Já no Brasil, como sempre, foi chegar lá pelo século XVI com a colonização portuguesa, usados principalmente por religiosos, funcionários da coroa, colonos abastados e homens de letras.


Em 1785, Benjamin Franklin inventou os primeiros óculos bifocais, com duas lentes, possibilitando enxergar de longe e de perto em um único acessório.


Entrando no século XX, temos o surgimento de inúmeros modelos, cores e estilos de óculos... Na década de 20, surgem os modelos unissex, os famosos pince-nez (do francês pinçar e apertar o nariz) que não tinha hastes, encaixando de forma desconfortável no nariz do usuário.


Nesta década ainda, surge o modelo Lorgnette, famoso como os óculos de ópera, com haste dobrável. O interessante deste modelo, é que quanto mais enfeite o óculos tivesse, maior era a importância do dono na sociedade.


Já nos anos 30, a fabricação começa a evoluir, surgindo as lentes redondas e também o icônico rayban, inventado para os pilotos das aeronaves da força aérea americana, para protegê-los do sol. Após grande sucesso entre os pilotos, o modelo foi lançado para o público em geral.


Entre os anos 50 e 60, os óculos começam a seguir tendências de moda, com armações diferencias, combinando metal e plástico. Surge então o famoso BROWLINE, que possuíam contorno das lentes em cima, imitando o desenho de uma sobrancelha.

Foto: Site Nada Frágil

Ainda neste período, o estilo CAT EYE surge e conquista o coração de todos, por se tratar de um óculos que estava em alta no cinema, fazendo todos o desejarem.


Entrando na vibe de paz e amor, na década de 70 as armações geométricas com apelo futurístico em preto e branco dominaram a juventude, com ascensão do movimento hippie o estilo BUG EYE de óculos dominou as ruas.


Uma das décadas mais exageradas de todos os tempos, na década de 80, era estilo usar óculos escuros em qualquer lugar, mesmo com pouca iluminação. O modelo WRAP AROUND contornava e se encaixava no rosto, e foi sucesso até os anos 90.


Chegando aos tempos atuais, ou nem tanto, a partir dos anos 2000 surgiram muitos óculos, muitas armações e muitos estilos diferentes, e você pode usar o que você quer, seja colorido ou discreto.



Espero que tenham gostado!

xoxo

You Might Also Like

0 comentários