Livros do amor: Um farol no pampa

14:13:00

Hello snapchatters!

Eles estão de volta, mais um livro do amor pra vocês. E agora é a vez da continuação de “A Casa das Sete Mulheres” com “Um Farol no Pampa”.

Lançado em 2004, o livro é um desdobramento de “A Casa das 7 Mulheres”, os dois escritos pela autora gaúcha Letícia Wierzchowski. Nesse romance, a autora visita um episódio marcante na história brasileira, mais uma guerra para ninguém esquecer: a Guerra do Paraguai, tendo como base de tudo o amor entre os dois primos: Matias e Inácia.

leticia Wierzchowski

Matias é o sobrinho-neto de Bento Gonçalves, ele e seu filho Antonio, nos levam de volta à meados de 1835 levando-nos pela história da família do líder dos farrapos. Em 1902, com a morte do pai, Antonio resolve deixar o Rio de Janeiro para reconstruir a trajetória de Matias e tomar posse de sua herança, a Estância do Brejo.
Com alternância de tempo, estilos e narradores, o oitavo livro da carreira de Letícia nos traz muitas interações com as heroínas da guerra como D. Antônia, Caetana e Manuela, nos mostrando muito do que aconteceu depois da guerra, como ficou a família de Bento após 1845.

leticia Wierzchowski


Com muitas características de Érico Veríssimo, inspiração para Letícia, a história demorou dois anos para ser escrita, pois tramita por um período importantíssimo para o Rio Grande, com muitos acontecimentos para a vida público e política do país também, durante de 1847 a 1903.

Em uma das tardes de pesquisa para um artigo sobre o vestuário da Guerra dos Farrapos (um dia eu termino se Deus quiser) dei de cara com este livro, não deu outra, na hora comprei pela internet na companhia da bibliografia de Garibaldi (que estava na promoção também, então não resisti) e pedi frete expresso, pois não aguentava de ansiedade para ler, quando chegou devorei em 2 dias e me apaixonei ainda mais pela escrita de Letícia e a história do meu Rio Grande! Globo, pode fazer uma minissérie desse também, viu?

xoxo

You Might Also Like

0 comentários